O que é um podcast e como ele pode ser usado em uma estratégia de marketing online?
O que é um podcast?
Um podcast é uma peça de áudio (áudios com montagens fotográficas fixas também podem ser considerados podcasts) com uma periodicidade definida e vocação de continuidade que pode ser baixada da Internet.
A origem etimológica do termo tornou-se agora obsoleta, pois vem de “iPod” (um dispositivo para ouvir música e áudio através do sistema iTunes da Apple) e “broadcast” (difusão de conteúdo). Esta definição fez o sentido um tempo longo há, quando era necessário ter um iPod a fim jogá-los, mas hoje os podcasts podem ser ouvidos sem problemas de todo o Web page.
Um podcast também é conteúdo
Um podcast é um tipo de conteúdo, como uma mensagem ou um ebook, mas em um formato diferente, com os seguintes recursos:
- É um áudio digital que pode combinar voz, música e efeitos sonoros.
- É normalmente apresentado em formato mp3 ou wab.
- As gravações do podcast são hospedadas em um site, de onde podem ser baixadas e, muitas vezes, reproduzidas ao vivo.
- Permite um conteúdo muito variado: notícias, tutoriais e outros conteúdos educativos, peças de rádio, etc.
- Não requer um grande investimento, apenas um sistema básico de gravação digital.
O papel do podcast em uma estratégia de marketing de conteúdo
Hoje em dia, a utilização de podcasts numa estratégia de marketing online e, mais especificamente, de conteúdos, ainda não está muito difundida. No entanto, é um formato com muito potencial (de acordo com dados do IAB Espanha, 50% dos internautas ouvem áudio online). E é de esperar que a sua utilização aumente exponencialmente, sobretudo devido à utilização maciça de telemóveis como meio habitual de acesso à Internet.
Como usar um podcast na sua estratégia de marketing online
A grande vantagem dos arquivos de áudio é que são dinâmicos e fáceis de consumir, já que não requerem uma grande concentração por parte do usuário, como acontece com artigos ou ebooks. Qualquer pessoa pode ouvir áudio enquanto conduz, pratica desporto ou prepara comida, como se estivesse a ouvir rádio.
Assim, a forma mais eficaz e inteligente de incluir um podcast na nossa estratégia de conteúdo é tirar partido das suas características diferenciadoras. Nesta linha, algumas idéias do uso do podcast em marketing online seriam:
- Tente tornar o podcast complementar (expandir informações) em relação ao conteúdo do texto, sem simplesmente repetir o que já escrevemos em um artigo.
- Um formato muito apreciado pelo público é a resposta através de um podcast a perguntas, sugestões ou reclamações de seguidores ou clientes.
- Outra boa idéia é a colaboração de especialistas em um assunto ou influenciadores de um determinado setor.
Algumas dicas sobre como usar podcasts
Para otimizar o uso deste formato é muito conveniente seguir as seguintes dicas:
- Os podcasts devem ser sempre publicados com um título e uma descrição com as palavras-chave apropriadas, seguindo os parâmetros de SEO, uma vez que os motores de busca não conseguem atualmente realizar uma pesquisa de áudio adequada.
- A um nível estratégico, devemos tentar focar os podcasts na criação de marcas e tentar posicionar-nos como especialistas numa série de tópicos ou num sector específico.
- Embora a elaboração de um podcast seja bastante simples, não devemos negligenciar aspectos como a qualidade do áudio e, em certos casos, o uso de música e efeitos para torná-lo mais atraente.
Por que estamos interessados em trabalhar com este formato?
Para concluir, gostaríamos de salientar que somos a favor da utilização deste formato pelas seguintes razões:
- É um tipo de conteúdo que é simples e barato de produzir.
- Está cada vez mais na moda e os usuários estão direcionando seu consumo por causa de sua facilidade de recepção e do fator novidade.
- Ele nos dá uma vantagem adicional de vantagem competitiva por sua capacidade de dar visibilidade à nossa marca e nos posicionar como especialistas.
- Ainda não há muita concorrência neste formato.